Para a sua compra online não virar um pesadelo, preste atenção nas nossas dicas Paula Bosi
Em qualquer época do ano, em que as ruas e lojas estão lotadas, comprar os produtos direto do seu computador, no conforto da sua casa, pode ser uma boa opção. Mas especialistas alertam para os perigos que rondam o mundo virtual. Antes de ir às compras online, veja as dez dicas que separamos para você!
1 - Prefira comprar em lojas conhecidas e idôneas, geralmente as maiores e mais antigas do mercado. Elas têm muito a perder em caso de problemas de operação.
2 – Somente efetue compras em computadores conhecidos. Jamais use máquinas de terceiros, principalmente de lan houses.
3 - Verifique se o site oferece outros meios de contato além da própria internet. Informações como endereço e telefone são fundamentais na hora de resolver qualquer problema. Não compre de sites de empresas que não fornecem seus dados, como razão social, CNPJ, endereço e telefone para contato.
4 - Sempre certifique a segurança do site, que deve apresentar a imagem de um cadeado indicando que ele possui dispositivo de segurança. No momento da compra, o endereço dos sites confiáveis começa com “https://”, ao invés de “http://”.
5 – A página do Procon na internet também disponibiliza informações sobre as lojas online. Verifique no site se a empresa que você pretende comprar está na lista de reclamações fundamentadas e por quais motivos.
6 - Evite o pagamento antecipado. Sempre que possível, pague com cartão de crédito, pois, em caso de algum problema, você pode acionar a administradora do cartão antes do pagamento ser efetivado.
7 - Nas compras a prazo, fique atento às taxas de juros embutidas. Sempre calcule o preço final do produto para não sair prejudicado.
8 - Em compras de site estrangeiro, verifique as taxas de importação e o valor do frete. Procure saber se a empresa tem representantes no Brasil, para que possa contar com assistência técnica se necessário.
9 - Sempre pesquise o preço do produto em vários sites, para poder comparar preços e escolher a melhor forma de pagamento. Existem vários sites especializados na comparação de preços dos produtos online. Assim, você ganha tempo e economiza dinheiro.
10 - Se tiver problemas com compras pela internet, recorra aos órgãos de defesa do consumidor, como Procon, Idec e ProTeste, e às delegacias especializadas em crimes virtuais.
Especialistas e órgãos consultados:
Gastão Mattos, coordenador do MIS (Movimento Internet Segura) - www.internetsegura.org, da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – www.camara-e.net;
Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) - www.idec.org.br;
Cartilha do E-Consumidor - http://www.camara-e.net/e-consumidor/
Fonte: http://natal.ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário